segunda-feira, agosto 20, 2007

O que realmente é importante


Há alguns anos atrás, nas Olimpíadas Especiais de Seattle,
nove participantes, todos com deficiência mental ou física,
alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.
Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada,
mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.
Todos, com exceção de um garoto,
que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar.
Os outros oito ouviram o choro.
Diminuíram o passo e olharam para trás.
Então eles viraram e voltaram. Todos eles.
Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou,
deu um beijo no garoto e disse:
- Pronto, agora vai sarar.

E todos os nove competidores deram os braços
e andaram juntos até a linha de chegada.
O estádio inteiro levantou e
os aplausos duraram muitos minutos.
E as pessoas que estavam ali, naquele dia,
continuam contando essa história até hoje.
Talvez os atletas fossem deficientes mentais ...
mas, com certeza, não eram deficientes da sensibilidade ...

E lá no fundo, todos nós sabemos,
o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho.
O que importa nesta vida é ajudar os outros a vencer,
mesmo que isso signifique diminuir o passo
e mudar de curso.
Crônicas e contos. Toda semana um texto novo no blog Crônicas do Joel

quarta-feira, agosto 15, 2007

"Os Três Leões"

Numa determinada floresta havia 3 leões. Um dia, o macaco, representante eleito dos súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse: - Nós sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar: existem 3 leões fortes, e a qual deles devemos prestar homenagem? Quem dentre eles deverá ser o rei?

Os 3 leões souberam da reunião e comentaram entre si: - É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido, uma floresta não pode ter 3 reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir? Essa era a grande questão. Lutar entre si eles não queriam, pois eram amigos. O impasse estava formado.


De novo todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de usarem Brainstorming, eles tiveram uma idéia excelente. O macaco se encontrou com os três leões e contou o que eles decidiram:
- Bem senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.
- Montanha Difícil, como assim?
- É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês 3 deverão escalar a Montanha Difícil. O que atingir o pico primeiro, será consagrado o rei dos reis.


A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta.


O desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a montanha para assistir a grande escalada. O primeiro tentou e não conseguiu. Foi derrotado. O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.


Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os 3 foram derrotados? Foi nesse momento que uma águia sábia pediu a palavra: - Eu sei quem deve ser o rei.
- A senhora sabe? Mas como sabe? Todos gritaram para a águia. - É simples, confessou a águia, eu estava voando entre eles bem de perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha. O primeiro leão disse: - Montanha, você me venceu! O segundo leão disse: - Montanha, você me venceu! O terceiro leão também disse que foi vencido, mas com uma diferença. Ele olhou para a sua dificuldade e disse: - Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você já atingiu o seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo. A diferença, completou a águia, é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema: é rei de si mesmo, está preparado para ser rei dos outros!

O camundongo medroso


Você é homem ou um rato?

Era uma vez um camundonguinho cinzento. Ele morava na mesma casa que uma velha gata cinza, e morria de medo dela.

- Eu seria tão feliz, se não fosse por essa gata velha!

- dizia. - Fico com medo dela o tempo todo. Bem que eu queria ser um gato.

Uma fada escutou o camundongo, ficou com pena e transformou-o num gato cinza.

No início, ele estava muito feliz. Mas, um dia, um cachorro saiu correndo atrás dele.

- Puxa vida! - disse. - Não é tão divertido assim ser um gato. Fico com medo dos cachorros o tempo todo. Bem que eu queria ser um cachorro grande.

Novamente, a fada ouviu-o. Ficou com pena do gato cinza e transformou-o num cachorro grande.

E ele ficou feliz de novo. Mas, um dia, ouviu um leão rugindo.


- Ai, escutem só esse leão! - exclamou. - Fico com medo só de ouvir. É, não é lá tão seguro ser cachorro, afinal. Como eu queria ser um leão. Acho que eu não ia ter medo de nada.

E correu para a fada.

- Querida fada - disse - , por favor, me transforme num leão grande, forte!

E mais uma vez a fada ficou com pena e transformou-o num leão grande e forte.

Um dia , um homem tentou matar o leão. E outra vez ele foi correndo até a fada.

- O que é, agora? - perguntou a fada.

- Por favor me transforme em um homem, querida fada - gemeu. - Aí, não vou ter medo de ninguém.

- Você virar homem!? - gritou a fada. - Não; realmente não posso. Um homem deve ter um coração corajoso, e você tem coração de camundongo. Por isso, vai se tornar um camundongo de novo e ficar assim para sempre.

E, assim dizendo, transformou-o de novo num pequeno camundongo cinzento, e ele saiu correndo de volta a sua velha casa.

Extraído do site: Otimismo em Rede (Ótimo site)

Ódio incubado



Nesta longa estrada da vida deveremos buscar a evolução espiritual de diversas maneiras. Uma delas é eliminando sentimentos negativos que não contribuem em nada para o nosso dia-a-dia e que, pelo contrário, só atrasam nossa vida.

Um destes sentimentos é o rancor. O rancor é, na verdade, o “ódio encubado” no coração, ou seja, um ódio “longa vida”.

A melhor maneira de eliminar este sentimento é o perdão verdadeiro, do fundo de nossa alma.

Se você não tiver coragem de perdoar frente a frente àquela pessoa que lhe trouxe tantos problemas e rancores, pelo menos mentalize positivamente o perdão a ela. Quando isto acontecer, você estará tirando um grande peso de suas costas.

Vá em frente, acredite em você e em seu talento para viver a vida em harmonia e paz.

1602
Maktub

sábado, agosto 04, 2007

Mensagem sobre amor de pai e filho



Na Romênia, um homem dizia sempre a seu filho: - "Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado".


Houve, nesta época um terremoto de intensidade muito grande, que quase arrasou as construções lá existentes. Na hora do terremoto este homem estava em uma estrada, e ao saber do ocorrido, correu para casa e verificou que sua esposa estava bem, mas seu filho estava na escola. Foi imediatamente para lá. E a encontrou a escola totalmente destruída. Não restou, uma única parede de pé. Tomado de uma enorme tristeza ficou ali ouvindo, a voz feliz de seu filho e sua promessa ( não cumprida ): ..." Haja o que houver: eu estarei sempre a seu lado".


Seu coração estava apertado e sua vista apenas enxergava a destruição. A voz de seu filho e sua promessa não cumprida o dilaceravam. Mentalmente percorreu inúmeras vezes o trajeto que fazia diariamente segurando sua mãozinha. O portão ( que não mais existia)... Corredor... Olhava as paredes, vendo aquele rostinho confiante, passava pela sala do 3º ano, virava o corredor e o olhava ao entrar. Até que resolveu fazer em cima dos escombros, o mesmo trajeto. Portão... Corredor... Virou a direita... E parou em frente ao que deveria ser a porta da sala. Nada! Apenas uma pilha de material destruído. Nem ao menos um pedaço de alguma coisa que lembrasse a classe. Olhava tudo... desolado... E continuava a ouvir sua promessa: - "Haja o que houver, eu sempre estarei com você". E ele não estava...


Começou a cavar com as mãos. Nisto chegaram outros pais, que embora bem intencionados, e também desolados, tentavam afastá-lo de lá dizendo: - Vá para casa. Não adianta, não sobrou ninguém. - Vá para casa. Ao que ele retrucava: - Você vai me ajudar? Mas ninguém o ajudava, e pouco a pouco, todos se afastavam.


Chegaram os policiais, que também tentaram retirá-lo dali, pois viam que não havia chance de ter sobrado ninguém com vida. Haviam outros locais com mais esperança. Mas este homem não esquecia sua promessa ao filho: "Haja o que houver, eu sempre estarei com você". A única coisa que dizia para as pessoas que tentavam retirá-lo de lá era: - Você vai me ajudar ? Mas eles também o abandonavam.


Chegaram os bombeiros, e foi a mesma coisa... - Saia daí, não está vendo que não pode ter sobrado ninguém vivo? Você ainda vai por em risco a vida de pessoas que querem te ajudar pois continuam havendo explosões e incêndios. Ele retrucava : - Você vai me ajudar? - Você está cego pela dor, não enxerga mais nada. Ou então é a raiva da desgraça. - Você vai me ajudar? Um a um todos se afastavam.


Ele trabalhou quase sem descanso, apenas com pequenos intervalos, mas não se afastava dali ....5 hs... 10 hs ... 12 hs ... 22 hs ... 24 hs ... 30 hs... Já exausto, dizia a si mesmo que precisava saber se seu filho estava vivo ou morto. Até que ao afastar uma enorme pedra, sempre chamando pelo filho, ouviu: - Pai ...estou aqui!


Feliz, fez mais força para abrir um vão maior e perguntou: - Você está bem? - Estou. Mas com sede, fome e muito medo. - Tem mais alguém com você? - Sim, dos 36 da classe, 14 estão comigo; estamos presos em um vão entre dois pilares. Estamos todos bem! Apenas se conseguia ouvir seus gritos de alegria.- Pai, eu falei à eles: - Vocês podem ficar sossegados, pois meu pai irá nos achar. Eles não acreditavam, mas eu dizia a toda hora... - "Haja o que houver, meu pai, estará sempre a meu lado".


- Vamos, abaixe-se e tente sair por este buraco. - Não! Deixe eles saírem primeiro... - Eu sei que haja o que houver... você estará me esperando!



Crônicas e contos. Toda semana um texto novo no blog Crônicas do Joel


Era uma vez um rapaz ...

Foto: Rain Street, Galeria de laffy4k


Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola.
Suas notas e o comportamento eram uma decepção para seu pais que
sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.

Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo:
Se você, meu filho, mudar o comportamento,
se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular
para a Faculdade lhe darei então um carro de presente.
Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho.
Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar.
O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação.
Sabia que a mudança do rapaz não era fruto
de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o
automóvel. Isso era mau.

O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços.
Assim, o grande dia chegou.
Fora aprovado pra o curso que almejava.
Como havia prometido, o pai convidou a família
e os amigos para uma festa de comemoração.
O rapaz tinha por certo que na festa
o pai lhe daria o automóvel.

Quando pediu a palavra,
o pai elogiou o resultado obtido pelo filho
e lhe passou às mãos uma caixa de presente.
Crendo que ali estavam as chaves do carro.
O rapaz abriu emocionado o pacote.
Para sua surpresa, o presente era uma Bíblia.
O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse.
A partir daquele dia, o silêncio
e distância separavam pai e filho.
O jovem se sentia traído, e agora,
lutava por ser independente.
Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade.

Raramente mandava notícias à família.
O tempo passou, ele se formou,
conseguiu um emprego em um bom hospital
e se esqueceu completamente do pai.
Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão.
Até que um dia o velho, muito triste com a situação,
adoeceu e não resistiu. Faleceu.
No enterro, a mãe falou-lhe da Bíblia
que tinha sido o último presente do pai.

De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai,
quando finalmente abriu o livro,
notou que havia um envelope dentro dele.
Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A carta dizia:
-- Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro.
Eu prometi e aqui está o cheque para você,
escolha aquele que mais lhe agradar.

No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor:
A Bíblia Sagrada! Nela aprenderás o Amor de Deus e a fazer o bem,
não pelo prazer de recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de
consciência. Corroído de remorso, o filho caiu em profundo pranto.



Como é triste a vida dos que não sabem perdoar.
Isto leva a erros terríveis e a um fim ainda pior.
Antes que seja tarde, perdoe aquele a quem você
pensa ter lhe feito mal.

Talvez se olhar com cuidado, vai ver que há também
um cheque escondido em todas as adversidades da vida.

Autor: (Desconhecido)
Imagem: laffy4k