domingo, janeiro 23, 2011

"Felicidade é um caminho para evoluir"

A escritora Marleine Cohendiz que é preciso
ser questionador para alcançar oa felicidade
Para fugir das muitas fórmulas que tentam ensinar maneiras de ser feliz, a jornalista e escritora Marleine Cohen escolheu um outro caminho ao escrever sobre o assunto: dar ao leitor a oportunidade de descobrir o que é a felicidade e se questionar sobre o que o faz feliz.

Isso pode ser feito a partir dos muitos conceitos que a humanidade atribuiu ao termo, desde os gregos antigos até os tempos atuais. O cardápio está em seu livro, "A História da Felicidade", onde fez uma relação com os principais períodos históricos e as grandes linhas de pensamento que definiram as concepções de felicidade.

Mas ela adianta: o caminho para conquistar o tão almejado sentimento é fazer um mergulho no eu. "É preciso questionar-se, estar aberto, não pretender que a felicidade seja um fim, mas um caminho para evoluir", destaca. Confira mais detalhes na entrevista abaixo.

O conceito de felicidade mudou ao longo dos séculos?
Sem sombra de dúvida. No livro é possível observar que a história da humanidade é também a história felicidade. São linhas que se cruzam o tempo inteiro. Se houve guerras, descobertas, grandes navegações, se a ciência evoluiu ou estagnou, tudo repercutiu na forma como o ser humano percebia a vida e o sentido dela que, em última instância, é a felicidade.

Como era o conceito para outros povos?
Os gregos antigos achavam que felicidade era por predestinação. Na Idade Média era preciso estar próximo de Deus, de onde veio a religiosidade extremada, as penitências, as peregrinações. Os orientais apostaram no autoconhecimento. Já no século 18, com o homem racional, a felicidade passou a ter relação com qualidade de vida.

E hoje?

É a vez da ciência. Abram alas para os hormônios, para a química do cérebro, para os antidepressivos, os fármacos que fazem com que você tenha um bem-estar que não é natural. Essa é a felicidade que se concebe hoje em dia. É claro que você tem as vertentes: felicidade igual a consumir, a ter um corpo fantástico, a ter amigos, emprego maravilhoso, o que não deixa de ser consumismo. E aquela que, a meu ver é a mais séria, que é a proposta do evolucionismo, que aponta que o ser humano precisa da felicidade para evoluir.

Mas hoje parece que você é obrigado a ser feliz.
E se não é feliz, não consegue ser feliz e é discriminado por não ser feliz. Neste momento está evidenciada esta obrigação de ser feliz, de mostrar a sociedade que você se deu bem. Um exemplo: você está desempregado, indo procurar um emprego, que é o que vai te fazer feliz, mas se mostrar que está infeliz por não ter um emprego, não consegue o que te faria feliz.

Daí a busca por tantas fórmulas em livros de autoajuda.As fórmulas são uma tentativa, o fio da meada, mas o importante é destacar que o percurso é individual. Cada um tem que encontrar o seu caminho.

O que é preciso para encontrar a felicidade?
Se questionar: o que é a felicidade para mim? É qualidade de vida, consumo, estar perto de Deus, praticar o autoconhecimento? Felicidade, na definição que damos hoje, é saciedade nos quesitos ter e ser. Você quer se saciar tendo, então o que deseja consumir? Você quer se saciar sendo, então o que deseja ser?

Como achar a resposta?
Dentro de você. Cada um vai saber o que o faz feliz. O que falta é um olhar para o interior. O livro faz um inventário do que temos à disposição em termos de conceito de felicidade ao longo dos tempos e oferece um prato com todas as opções possíveis e cada um faz o seu combo. A proposta do livro é se questionar. Você escolhe, não é um prato feito.

Sempre foi importante ser feliz?
Sempre. É uma busca do bem-estar para se sentir pleno. Mas apesar da felicidade ser saciedade, o homem, pela própria condição humana, é de natureza insaciável. Então a grande lição que devemos tirar é que não existe felicidade plena, porque a nossa condição vai mudando. Num momento precisamos de algo e no seguinte estamos em busca de novas demandas. Por isso é importante acumular pequenas saciedades e curtir esse momento porque logo virá uma nova demanda provocada pela insatisfação crônica do ser humano.


Mas é preciso estar aberto a se conhecer, propõe jornalista que escreveu sobre o tema




Sem essa compreensão...
A pessoa fica louca por não conseguir contemporizar. Felicidade não é um patamar que se conquista e, a partir daí, se tem uma janela para olhar o mundo e pronto: sou feliz! Felicidade é um processo.

Com momentos de não-felicidade.
Sim. E é preciso aceitar, admitir os momentos de não-felicidade, porque são eles que nos impulsionam a seguir adiante e a buscar novos patamares de felicidade. E eles podem acontecer logo, ou demorar, ou acontecer várias vezes na vida de uma pessoa. É por isso que digo que existe pelo menos uma fórmula de felicidade para cada habitante do planeta.

Mas como lidar com as mui tas ofertas que, supostamente, nos fazem felizes?
Se ceder a pressão pela compra de um carrão, saiba que daqui a pouco o mercado vai te oferecer um produto ainda melhor, ou uma casa, um sorriso perfeito, um corpo maravilhoso... Daí a um ano tudo isso também estará defasado, gerando infelicidade porque ficou para trás. Tem pessoas que vivem correndo atrás da atualidade tecnológica, dos bens de consumo, como se isso fosse torná-las plenas, o que é absolutamente impossível. E são infelizes. É função do capitalismo oferecer alternativas de consumo para todos os bolsos, mas não somos só bolso, somos limite. E o limite está localizado dentro de cada um de nós. É preciso exercitar outros lados do seu ser.

Você encontrou o caminho?
 
Não sou especial. Sigo aos trancos, barrancos e tropeços, como todos. Valorizo o questionamento, o autoconhecimento, a abertura para se descobrir. Somos um poço de mistérios para nós mesmo e o grande barato é se conhecer, o que pode levar a mais felicidade. Na relação consigo mesmo está a relação com o mundo. Gosto do mergulho no eu.

Qual a dica para seus leitores?
Questionar-se, estar aberto, não pretender que a felicidade seja um fim, mas um caminho para evoluir, para se conhecer. A felicidade é uma busca do ser humano, mas a infelicidade é um mal necessário para tornar essa busca mais firme e definitiva. Para ser feliz é preciso assumir que não está bem e que tem que melhorar. Veja o que os nossos ancestrais fizeram, o que a história da humanidade oferece em termos de alternativas de direções a seguir, veja se alguma delas lhe apetece e boa viagem em direção a sua felicidade.

A felicidade e a história

Confira: 

Lançamento. A História da Felicidade - Uma Palavra Singular com Sentido Plural é um lançamento da Editora Saraiva, a R$ 34,90. No livro a autora faz um levantamento sobre todos os conceitos de felicidade ao longo dos séculos, dos gregos antigos aos tempos modernos.

Quem é. Marleine Cohen é jornalista especializada em meio ambiente, passou por algumas das grandes redações de São Paulo, nas quais também escreveu sobre comportamento feminino e direito do consumidor.

Outras publicações. Em 2005, publicou sua primeira biografia, JK, Presidente Bossa-Nova, obra incluída na lista dos dez livros de não ficção mais vendidos da revista Veja. Dois anos depois, lançou outro trabalho biográfico: Sim, sou eu, Alberto, sobre Santos-Dumont

Formação. Fez jornalismo nas Faculdades Objetivo; História, Política e Filosofia na École des Hautes Études en Sciences Sociales, França; e especialização em Sorbonne, Paris.


Vilmara Fernandes  
A Gazeta

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Cenas do Filme amor sem fim - Endless Love






Amor Sem Fim
Meu amor,
Existe apenas você em minha vida,
A única coisa que é certa.

Meu primeiro amor,
Você é todo suspiro que dou,
Você é todo passo que dou.

E eu,
EU EU EU EU EU
Eu quero compartilhar
Todo meu amor com você.
Nenhuma outra vai servir.

E seus olhos,
Seus olhos, seus olhos
Eles me dizem o quanto você se importa
Oh, sim, você sempre será
Meu amor sem fim.

Dois corações,
Dois corações que batem como um só
Nossas vidas apenas começaram.

Para sempre,
Ohhhhhh
Eu te segurarei em meus braços.
Não consigo resistir aos seus encantos.

E amor,
Oh, amor
Serei um bobo
por você,
Tenho certeza.
Você sabe que não me importo,
Você sabe que não me importo,

Pois você,
Você significa o mundo para mim.
Oh,
eu sei
Eu sei
que encontrei em você
Meu amor sem fim.

Oooh-woow
Boom, boom
Boom, boom, boom, boom, booom
Boom, boom, boom, boom, boom

E amor,
Oh, amor
Serei um bobo
Por você,
Tenho certeza.
Você sabe que não me importo,
Você sabe que
não me importo,

E, sim
Você será a única,
Pois ninguém pode negar
Este amor que tenho aqui dentro
E vou dá-lo todo para você,
Meu amor.
Meu amor sem fim.
Meu amor sem fim...



Endless Love
My love,
There's only you in my life
The only thing that's right


My first love,
You're every breath that I take
You're every step I make


And I
I-I-I-I-I
I want to share
All my love with you
No one else will do...


And your eyes
Your eyes, your eyes
They tell me how much you care
Ooh yes, you will always be
My endless love


Two hearts,
Two hearts that beat as one
Our lives have just begun


Forever
Ohhhhhh
I'll hold you close in my arms
I can't resist your charms


And love
Oh, love
I'll be a fool
For you,
I´m sure
You know I don't mind
Oh, you know I don't mind


'Cause you,
You mean the world to me
Oh
I know
I know
I've found in you
My endless love


Oooh-woow
Boom, boom
Boom, boom, boom, boom, booom
Boom, boom, boom, boom, boom


Oooh, and love
Oh, love
I'll be that fool
For you,
I'm sure
You know I don't mind
Oh you know
I don't mind


And, YES
You'll be the only one
'Cause NO one can deny
This love I have inside
And I'll give it all to you
My love
My love, my love
My endless love

domingo, janeiro 09, 2011

Como trazer o seu futuro para mais perto de você



Seu futuro e seus objetivos, por vezes, parecem  muito longe.

Para ser capaz de manter a motivação em alto nível o tempo tudo que você precisa é ser capaz de ver cada passo (previsível) no caminho.

Sua motivação está em relação direta ao modo como seus objetivos estão claros e é a sua motivação que vai fazer alcançar positivamente o seu futuro.

Crie seu Plano Diretor
Para ter sucesso você precisa manter sua motivação em alta, você precisa saber para onde você está indo para completar seus objetivos.

Toda vez que você sentir que está perdendo o seu caminho e / ou a sua motivação, basta olhar para o mapa que você fez e ele virá correndo para trás.

Aqui estão os quatro passos para criar o seu plano diretor.:
1. Visualize as suas metas
Comece por "pintar" um retrato de quando tiver concluído seus objetivos. Como você vai agir? O que você vai fazer? O que será diferente?

Faça essa imagem tão clara quanto possível (isto irá ajudar a sua motivação quando as coisas ficam difíceis).

2. O que precisa acontecer para que você complete seus objetivos
uma lista de tudo que precisa acontecer para que você tenha concluído seus objetivos.
O que você precisa ter feito? Quanto dinheiro você precisa ter feito? Quevocê precisa saber? Qualquer coisa que deve ter acontecido para que você completar seus objetivos.

3. Volte 90 dias e fazer a mesma coisa outra vez.
O que deve ter acontecer 90 dias antes de completar seus objetivos?

4. Refazer isso até chegar a presente data.
Agora você vai ter um plano completo, guia, para que você siga. Cada passo que tem que acontecer para que você comece a partir de onde você está hoje a seus objetivos.

Seus planos não são escritas em pedra
Desde que você não pode ser completamente certo da primeira vez que você fizer isso, não tenha medo de refazer seus planos de desenvolver novas realidades.

Use o seu plano para avaliar oportunidades, riscos, ações e tarefas. Se você vê que algo não está ajudando você a ler os seus objetivos, não perca seu tempo.

Fazendo o plano irá permitir a você avaliar o seu progresso

Assim você será capaz de ver até onde você começou, o que precisa ser feito em seguida e se você está à frente ou atrás do cronograma.

Se você não tem um plano nunca vai ter certeza de como você está avaliando.
Permita que seja pró-ativo e faça o melhor das oportunidades

Desde que você saiba exatamente o que precisa ser feito e em que tempo ele tem que ser feito, você será capaz de reagir a cada oportunidade e avaliá-la objetivamente.

Será que vai ajudá-lo a se mover para suas metas? Valerá a pena o tempo? Existe alguma coisa que lhe dará um melhor retorno do tempo investido e esforço?

É a chave de todas as pessoas e empresas bem sucedidas
Todos os negócios bem sucedidos (e pessoas bem-sucedidas) começam com um plano completo de ação.

Eles sabem exatamente onde eles estão indo e o que precisam fazer.

Mesmo que eles acabam fazendo algo completamente diferente, então eles planejaram, o ato de planejar deixá-os agir sobre as oportunidades, reagir a mudanças no mercado e tirar o máximo proveito das suas oportunidades.

Por outro lado, pessoas que não gastam tempo planejando suas metas, as oportunidades são perdidas, werram e acabam correndo em círculos. Quase todas as partidas falham porque eles não têm um plano claro de ação. Não deixe que isto seja você e não deixe que essa seja a sua vida.

Conclusão
Se você passar tempo no planejamento vai economizar muito tempo na execução.

Comece por visualizar o seu objetivo e, em seguida, planeje uma etapa de 90 dias.

Dessa forma, você terá um plano completo para acompanhar. Exatamente o que precisa ser feito semana por semana, para que possa se mover para suas metas.

post por Daniel M. Wood. do blog Lookingtobusiness.com ele escreve sobre Técnica de Vendas, Motivação e Sucesso. (em inglês)

Sujar as mãos pode ser caminho para a felicidade

Se no ano novoo inevitável retorno ao trabalho o deixa com vontade de mudanças, trabalhar com as mãos seria a resposta?

O tempo de reflexão está próximo - um novo ano, um novo você. Mas a estação de trabalho que você encaixados de volta olhando tristemente familiar?

Como milhões de trabalhadores se arrastam de volta para o escritório para contemplar mais 12 meses de labuta, muitos devem estar se perguntando se eles estão no lugar certo.

Escritor e mecânico Mateus Crawford acredita que muitos de nós faria melhor negócio na vida se trocasse um mouse por uma chave de fenda. Seu livro mais recente, O Processo de trabalhar com as mãos, tem sido um enorme sucesso em sua terra natal, Estados Unidos, elogiado pelos críticos e políticos.

Sr. Crawford, que era um executivo de Washington, mas agora conserta motos, diz que não é de admirar que as pessoas são infelizes no trabalho. O trabalhos se tornou tão especializado e os processos orientados que é difícil ver a diferença naquilo que você está fazendo. E naqueles raros casos em que um impacto é evidente, o resultado pode parecer inútil.

Ciúme

"Muitos de nós somos assolados por um sentimento de inutilidade", diz ele. "Eu criei uma marca -?. O que é bom que assim eu convenci as pessoas a comprar algo que não precisa"

Ao executar um "think tank", ele diz que honestamente não podia ver a razão de ser pagos, e perguntou que bens tangíveis ou serviços que ele estava oferecendo a ninguém.


Em seguida, ele abriu uma oficina de moto e ficou surpreso ao descobrir que ele não era apenas mais feliz, mas mais intelectualmente estimulado. A vida de um profissional é uma existência variado, mesclando praticidade com a lógica e a resolução de problemas, diz ele.

"Imagine que você é um eletricista, você está instalando um condutor, e tem que dobrar em torno dos cantos para fazer a linha toda. É o tipo de trabalho que requer improvisação e de adaptação. Ele nunca pode ser reduzida a seguir os procedimentos estabelecidos."

Não só isso, o potencial de ganho de um comerciante é maior do que em muitos trabalhos de escritório. Por exemplo, um mecânico especializado é provável que ganhe mais do que um licenciado em Sociologia trabalhando na publicação, ele argumenta.

Nem tudo sobre o trabalho manual é cor de rosa. Ele adverte que a fabricação de móveis não é um bom passo na carreira - Ikea pode minar-lhe por empregar trabalhadores na China por uma fração do preço. Mas uma série de operações que precisam ser feitas no local não podem ser terceirizados para as economias de baixos salários.

Após a introspecção do ano novo, janeiro e fevereiro são, tradicionalmente, um dos períodos mais movimentados para mover empregos. Sr. Crawford acredita que fazer um comercial pode fazer você mais feliz.

"Paradoxo da classe média '

"Ele oferece pequenos momentos de confirmação, como quando a moto que você está consertando é iniciado e executado. Satisfações pequenas como essa pode ser evasivo em uma grande organização com vastas camadas de gerenciamento, onde os critérios pelos quais você está sendo medido são ambíguos. "

O colunista do Times, Giles Coren recentemente tentou trabalhar com as mãos para o show Dois BBC Giles e Live Sue a boa vida. Apesar de sua schtick na tela de aparecer a odiar tudo o que a dupla é convidada a fazer, ele se apaixonou por aquilo.

"Eu achei que persegue as galinhas e capinar a colocação muito gratificante", diz ele. "A dor ... estava fazendo o show de televisão."

Ele concorda com o Sr. Crawford que a vida moderna tem sido marcada por uma série de processos alienantes, muitas vezes realizados em telefone celular, laptop e e-mail. Desta forma, sua carreira escolhida - o jornalismo - tem sido despojado do seu sentido de aventura e contato com humanos.

"Até 15 anos atrás, quando comecei a trabalhar como repórter, que deixou o cargo para fazer uma história. Você iai investigar, visitava pessoas e utilizava a biblioteca. Agora é só sentar ... e Google. É terrível, eu gostaria de serum bombeiro."

Apesar de seu salário de colunista, ele está com ciúmes daqueles cujo trabalho tem um propósito claro  e mais limpo como o jardineiro.

"O meu jardineiro Brian entra para fazer o jardim cada duas semanas. Ele tira a camisa no verão e fuma um rollie. Posso vê-lo através da janela, mas eu estou sentado dentro de casa, olhando para a tela a pagar por esse cara - é o paradoxo clássico da classe média ".

Rory Sutherland, vice-presidente da empresa de publicidade Ogilvy UK, concorda que o trabalho com as mãos oferece maior satisfação no curto prazo. Mas aos trabalhadores manuais falta algo que muitos de nós anseiam - influência.

Trabalhos como o da publicidade, onde você trabalha com a cabeça "pode parecer fútil, mas as idéias que surgem realmente mudar o mundo, diz ele.

"Cinco anos atrás, alguém trabalhou a idéia que você poderia ter uma tampa de três diferentes tamanhos para os três diferentes tamanhos de xícara de café. Ok, não é enfaticamente a cura do câncer, mas é através de milhões de pequenas idéias como essa que ficamos mais ricos como uma sociedade ".

Percepção de valor

Televisão dramas como Mad Men retratam o cargo pode ser um lugar de tensão tonificante da concorrência, sexual e criatividade. Entretanto o retrato estilizado, o Sr. Sutherland diz que há um zumbido definitivo para trabalhar em torno de pessoas da mesma opinião - que os comerciantes perdem.

"As pessoas gostam de trabalhar, em parte porque é social, mas trabalhar com as mãos pode ser solitário."

E ele acredita que pessoas experientes nos negócios são muitas vezes economicamente desvalorizado devido à forma perversa de que os consumidores atribuem valor. Ele cita o economista comportamental Dan Ariely história é sobre um serralheiro.

Como um jovem aprendiz, o comerciante costumava demorar meia hora para consertar um bloqueio, momento em que ele estaria agradeceu calorosamente e deu uma dica.


Quando ele se tornou mais experiente, o serralheiro poderia corrigir um problema semelhante em um minuto. Ele cobrou a mesma taxa e completou o trabalho muito mais rápido. Mas em vez de estar satisfeito com a velocidade, os clientes reclamaram seus preços e se recusaram a gorjeta.

"É sobre a nossa percepção de valor." E a este respeito que o comerciante qualificados, muitas vezes, luta, diz ele.

No curso de suas pesquisas para o livro Os Prazeres e Dores de Trabalho, Alain de Botton conclui que todos nós queremos fazer a diferença no nosso trabalho, no entanto banal que a mudança pode ser.

"No final do dia de trabalho, queremos sentir que nós deixamos o planeta um pouco mais saudável, mais limpo, mais saudável do que era no início", diz ele. "Eu não estou necessariamente falando de grandes mudanças - a diferença pode envolver simplesmente lixar um corrimão de escada, retirando o rangido de uma porta ou alguém se reunir com suas bagagens perdidas."

E, no entanto, é um erro para romantizar a trabalhar com suas mãos, ele adverte.

"No fundo, o que você está falando é o charme do trabalho artesanal. E é o meu sentido isso pode acontecer em lugares distantes do workshop. Se você está escrevendo código de computador que você está em um sentido exibindo muitas das mesmas habilidades como um artesão, mesmo que o produto acabado não pode ser detido ou tocado. "

Mas após a crise financeira, o Sr. de Botton diz que atitudes de todos os tipos de trabalho pode estar mudando. Ele detecta um movimento longe da idéia de classe média que o trabalho está "no coração da nossa auto-realização", à vista da classe trabalhadora do emprego como um meio de alimentar a si mesmo e sua família.

"Mais e mais se ouve o refrão, 'ele não é perfeito, mas pelo menos é um trabalho ..."


Um conto de encanador


Charlie Mullins, fundador da Pimlico canalizador
Um encanador fazendo bem para si mesmo pode ganhar £ 100,000 por ano. É um trabalho muito na moda agora.

Saí da escola aos 15 e fez um estágio no encanamento. Eu agora ganho R $ 1 milhão por ano.

Quando eu comecei eles nos disseram para ir e voltar pela porta de trás. Agora você é recebido na porta da frente, eles dizem 'obrigado por ter vindo ", dá-nos uma xícara de chá e lhe fazem um sanduíche.

É muito gratificante e você tem que ser bastante forte, para ser capaz de pensar em seus pés, diagnosticar um problema e colocá-lo direito.

Charlie Mullins, fundador da Pimlico canalizador


A visão do analista

Na economia moderna, uma enorme quantidade de postos de trabalho - até 40% no Reino Unido e EUA - são essencialmente sobre a coordenação e intermediação, em vez de fazer as coisas diretamente.


Eles podem parecer mais inútil do que as culturas da colheita, que fixa o encanamento ou fazer uma cirurgia no cérebro. E não há boas evidências de que as habilidades práticas são muitas vezes mais estimulante, e usar mais a inteligência do que o trabalho de escritório.


Na Fundação Young estamos criação de escolas de estúdio usando argumentos semelhantes aos do livro de Crawford. Os trabalhos serão organizados em torno de projectos concretos, misturando ação física e inteligência.


Mas vamos também tentar ensinar aos jovens como trabalhar com os outros - como atuar em uma equipe, como empatia, como se comunicar - competências que são mais vital do que nunca.

Geoff Mulgan, comentarista e diretor executivo do think tank da Fundação Jovem